O que faz um contador?

O contador é o responsável pelo gerenciamento, armazenamento e análise das informações financeiras de uma empresa ou pessoa física. Vale lembrar que mesmo que outras funções secundárias relacionadas a finanças possam ser atribuídas a outros profissionais, apenas aqueles com nível de ensino superior adequado na área podem ser chamados de contadores e efetuarem todas as funções que vêm nessa profissão.

Ter um contador na sua empresa traz vários benefícios. O mais básico deles é o gerenciamento da declaração do imposto de renda. Os contadores ficam de olho em toda a documentação financeira e de patrimônio, impedindo que erros sejam cometidos ou documentos sejam perdidos, evitando assim problemas com a lei.

Estando familiarizados com as finanças da empresa mês a mês contadores são a primeira pessoa a quem se deve perguntar “como podemos reduzir gastos?”. Até mesmo gastos que você esqueceu que existiam, não passam pelo contador despercebidos.

Qualquer plano para expansão ou outros grandes investimentos devem ser primeiro analisados pelo contador. Todos os aspectos são investigados desde custos a aumentos de rendimento, esperados para decidir se o plano é viável na sua forma atual. O contador deve alterar o plano ou cancelá-lo completamente se for o melhor para a empresa. Isso também se aplica para planos de investimento na bolsa.

Contadores também têm grande parte na elaboração de planos de seguros, e previdência. Em menores empresas, os contadores regularmente estendem suas responsabilidades para lidar com questões financeiras de recursos humanos como estipulação e gerenciamento de salários e análise da viabilidade de novas contratações.

Seja para avançar a sua empresa para o próximo nível, ou para simplesmente tornar a sua vida mais conveniente, você pode contar com nossos serviços de contabilidade.

Talvez lendo esse artigo você tenha pensado: é muita responsabilidade para uma única pessoa. Por isso, nossos serviços são realizados profissionais especializados em cada área contábil.