Imposto de renda 2021

O conteúdo da declaração do imposto de renda está sempre mudando. Mesmo em anos em que relativamente nada significativo acontece, ou ainda, depois de um ano que abalou o mundo, você tem que estar preparado para algumas mudanças.

Precisa ser entregue antes do último minuto da última hora do dia 30 de abril (cuidado, não vai querer deixar para entregar no último segundo, vai que seu relógio está atrasado).

Conheça 9 mudanças para este ano:

  1. A principal diferença é o produto direto do ano de 2020. É preciso declarar o recebimento do auxílio emergencial assim como qualquer saldo emergencial do FGTS.
  2. Se o seu rendimento em 2020 for maior que R$ 22.847,76 o governo federal pode ordenar a devolução do valor do auxílio emergencial
  3. Na ficha de bens e direitos é preciso agora declarar a possessão de cryptoativos e similares em três grupos distintos: Criptoativos do tipo bitcoin, outras moedas criptoativas e demais criptoativos. (se atualizando com os tempos huh?)
  4. Endereço de e-mail e número de celular informados são usados caso a receita federal precise entrar em contato.
  5. As contas da caixa econômica têm agora dois números diferentes, qualquer um dos dois pode ser usado na declaração, seja para receber ou para quitar valores.
  6. Outra medida para a modernização do processo é que agora as Fintechs (empresas de tecnologias financeiras mais conhecidas como bancos digitais) podem ser usadas para a restituição de imposto de renda.
  7. Agora é possível usar o serviço de procuração eletrônica para gerenciar informações de dependentes mais facilmente.
  8. O processo de sobrepartilha foi simplificado e não necessita mais voltar atrás e modificar a declaração de espólio, agora basta selecionar a opção de sobrepartilha.
  9. Finalmente, agora pessoas acima de 65 anos são isentos de impostos sobre aposentadoria, reserva, reforma ou pensão até certo ponto e valores excedentes são automaticamente lançados para a parte tributável.

As regras estão sempre mudando, então fique atento! Tomara que cada vez mais a receita federal se modernize. 

E você já fez a sua declaração de imposto de renda?
Entre em contato conosco e conte com profissionais para declarar o seu IRPF!