Se você está pesquisando quais são as etapas e os documentos necessários para abrir uma empresa no Brasil, já deve ter se dado conta de que esta não é uma tarefa muito difícil, porém, consideravelmente burocrática.

É preciso reunir e apresentar alguns documentos necessários para abrir uma empresa e é muito importante tê-los todos organizados antes de dar entrada para que todo o processo aconteça dentro do prazo, sem postergações.

Por que contratar um especialista?

Apesar de o volume de documentos necessários para abrir uma empresa não ser tão alto, o ideal é contratar um escritório de contabilidade para assessorar no processo de abertura, assim, o seu contador fica responsável desde o início e garante que não haja nenhum imprevisto devido a erros de preenchimento, dados ou documentação faltante.

Vale frisar que, dependendo da atividade a ser executada pela nova empresa, a lista de documentos pode variar um pouco, daí a necessidade de um profissional especializado se faz importante mais uma vez. Alguns documentos entretanto, são obrigatórios para todas as atividades.

Documentos Necessários para abrir uma empresa

Prestadora de Serviços                                        

– 01 cópia autenticada do RG, CPF;

– 01 cópia autenticada do comprovante de residência dos sócios;

– 01 cópia autenticada do IPTU do Imóvel – sede da empresa.

Comércio/Indústria

– 01 cópia autenticada do RG, CPF;

– 01 cópia autenticada do comprovante de residência dos sócios;

– 01 cópia autenticada do IPTU do Imóvel – sede da empresa;

– 01 cópia autenticada do contrato de locação se o imóvel for alugado.

Nota: O nome do locador constante no contrato de locação precisa ser o mesmo constante no IPTU, caso contrário, comprovar a propriedade do imóvel com o contrato de compra e venda.

Para que a empresa comece o funcionamento, também é necessário a elaboração de um contrato social ou um requerimento de empresário individual. Para isto, são necessários os seguintes documentos e informações:

– Estado Civil (dos sócios), se casado – regime;

– Profissão;

– Valor do Capital (quanto maior o capital, maior a contribuição sindical anual da empresa);

– Administração da empresa (isoladamente ou em conjunto pelos sócios, e informações do quadro societário)

– Descrição exata da atividade da empresa;

– Participação societária de cada sócio;

– Nome da empresa para busca.

– Nº do recibo das 2 últimas Declarações de Imposto de Renda P.F. ou Titulo de Eleitor.

Leia também Saiba como resolver a parte burocrática para abrir uma empresa

Ter a assessoria de um escritório especializado também reduz o estresse e a preocupação que a abertura de uma empresa pode representar para uma pessoa que não está acostumada com esse tipo de demandas, entre outras vantagens, a consultoria fiscal e tributária, que envolve o planejamento de sua empresa, é só fazer a solicitação, entregar à documentação necessária e aguardar tranquilamente a abertura de sua nova empresa. Empreender transforma! Conte com a Pinotti Contabilidade nesta nova fase da sua vida!