Já estamos no final do mês de abril e o prazo da declaração Imposto de Renda está cada vez mais perto.

O contribuinte que já declarou deve continuar se informando sobre assuntos que envolvam esse imposto, para se certificar que todas as informações foram enviadas da maneira correta.

E caso você ainda não a tenha mandado, é importante que termine de organizar sua documentação e verifique se a sua declaração deve ser enviada com o auxílio de um profissional.

Conheça mais sobre o Imposto de Renda

O Imposto de Renda é um tributo administrado pela Receita Federal do Brasil, sendo de competência da União, e incide sobre a renda e os proventos de qualquer natureza.

Ele é instituído pela Constituição Federal de 1988, que em seu art. 153, inciso III, que traz o seguinte texto:

Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre:

(…)

III – renda e proventos de qualquer natureza;

Os limites de apuração são estabelecidos pelo governo, e pessoas físicas e jurídicas que se enquadrem nas exigências estipuladas na legislação estão obrigados a recolher e a declarar seu Imposto de Renda.

Declaração imposto de renda: Principais problemas

Dentre os principais problemas ocorridos no envio da Declaração Imposto de Renda temos a omissão de receitas provenientes de segunda fonte de renda, as quais também deveriam compor a base de cálculo do Imposto de Renda.

Muitos se esquecem que, nas declarações conjuntas de cônjuges, deve constar as informações do rendimento de ambos.

Pessoas ainda se esquecem de declarar valores decorrentes de recebimentos de pensões alimentícias, sendo necessário constar essa informação na Declaração Imposto de Renda.

Não é raro pessoas se esquecerem de informar rendimentos auferidos por seus dependentes, que também devem constar na sua declaração.

Algumas pessoas se descuidam e informam um valor de Imposto de Renda Retido na Fonte maior do que aquele retido pelo empregador.

Também não são raros os casos em que se envia declaração informando como dependente pessoas cujos dados estão sendo enviados como dependente em outra declaração, ou então que apresentaram outra declaração sob sua titularidade.

Alguns contribuintes, por desconhecimento das regras de apuração do Imposto de Renda Pessoa Física, informam como dedutíveis despesas com educação que não estão autorizadas pela legislação.

E um erro muito comum é falta de atenção ao digitar os dados e acabar enviando informações erradas à Receita Federal.

Leia também Declaração simplificada ou completa: Qual a diferença entre as suas?

Saiba quando você deve contratar um profissional para fazer sua Declaração de Imposto de Renda

É muito raro um contribuinte não ter dúvida sobre questões relacionadas à sua declaração.

A melhor forma de dirimi-las é contando com o auxílio de um profissional experiente no assunto.

Pessoas com fontes de renda muito diferentes (como por exemplo pessoas assalariadas, que possuem investimentos e recebem aluguéis) precisam dar atenção especial à sua declaração, e para isso contratar os serviços de um profissional contábil é a opção mais inteligente.

Pessoas que não desejam cair na malha fina da Receita Federal e ter problemas com o fisco por causa de questões simples também devem solicitar a ajuda de um contador.

Quem deseja ter segurança ao enviar sua Declaração de Imposto de Renda, até mesmo em situações que pareçam simples, devem buscar os serviços de um profissional habilitado, perceba que pequenos detalhes podem criar grandes problemas no futuro.

Se você não enviar sua declaração até o prazo estabelecido, deve saber que a multa mínima cobrada é de R$ 165,74, e ela pode chegar até a 20% do imposto devido.

Não corra riscos de enviar a sua Declaração Imposto de Renda preenchida errada, peça já o auxílio de um profissional de contabilidade, agindo dessa forma, além de evitar que você caia na malha fiscal, caso tenha restituição de imposto de renda a receber, pode ter seu processo agilizado.

Na hora de escolher o contador preze por aqueles que já tenham qualificação e experiência na área tributária e que lhe passe confiança e credibilidade.

A Pinotti Contabilidade possui uma equipe altamente capacitada para lhe auxiliar no envio da sua Declaração Imposto de Renda.

Entre agora mesmo em contato com um de nossos profissionais e evite problemas com o leão devido ao preenchimento errado da sua Declaração de Imposto de Renda.